Os índices são uma parte fundamental em qualquer documento, porque nos indicam o ponto exato onde se encontra a parte do texto que queremos ler.
Os índices podem estar dispostos de maneiras diferentes:
- Índice remissivo
- Índice analítico
- Índice de figuras
- Índice de autoridades
Esses índices podem ser inseridos de forma automatizada, visto a formatação na hora da criação do documento.
Índice remissivo pode ser inserido em palavras, em parágrafos ou trechos dele. Pode ser referência de outro tópico ou até mesmo outro índice.
Para criar um índice remissivo, primeiro é necessário marcar as entradas do índice remissivo no documento.
Para marcar uma entrada (Figura 1), selecione o texto e pressione ALT + SHIFT + X (atalho do teclado) ou clique no menu Inserir depois em Índice, na aba Índice remissivo clique no botão Marcar Entrada.
Atribua um nome de entrada de índice remissivo a ele, e o Word inserirá um campo XE (Entrada de índice remissivo) especial parecida com esta .
No menu Inserir clique na opção Índice. Uma janela como a Figura 2 surgirá e nela você pode configurar algumas opções tipo se recuado ou na mesma linha, quantidade de colunas, alinhamento e o idioma. Clique em OK e o Word criará o índice.
Obs.: Na hora de criar o índice, é ideal que vocÊ esteja com o cursor em uma página em branco, porque o Word vai inserir o índice onde estiver posicionado o cursor no documento.
Índice analítico é o índice mais comum encontrado nos documentos. Ele serve tanto em documentos texto como dosumentos Web. Nos documentos do Word, ele tem o número da página a que se refere o índice e no documento web ele vira um hiperlink.
Para inserir um índice analítico devemos primeiramente devemos considerar onde serão aplicados:
- Estilos de título internos: Você pode aplicar os estilos de título internos (Títulos 1 ao 9). Criar um índice analítico usando os estilos de título internos.
- Formatos de níveis da estrutura de tópicos: Se não desejar alterar a formatação dos títulos, aplique estilos que incluam formatos de níveis da estrutura de tópicos. Criar um índice analítico usando estilos de nível de tópicos.
- Estilos personalizados: Se desejar usar sua própria formatação para os títulos, aplique estilos de título personalizados. Criar um índice analítico usando estilos personalizados.
- Títulos incorporados: Se desejar incluir títulos incorporados (por exemplo, as primeiras palavras de um parágrafo), aplique os estilos de título internos. Criar um índice analítico usando títulos incorporados.
Para inserirmos o índice apontamos o mouse para o menu Inserir e Índice, clicamos na aba Índice analítico e uma caixa parecida com a Figura 3 aparecerá.
Podemos configurar o estilo do preenchimento e a quantidade de níveis, e clicando no botão opções temos a possibilidade de redefinir o nível de cada índice. No botão Modificar podemos alterar a formatação de fonte e parágrafo.
Obs.: Na hora de criar o índice, é ideal que vocÊ esteja com o cursor em uma página em branco, porque o Word vai inserir o índice onde estiver posicionado o cursor no documento.
Índice de figuras. Para saber mais sobre índice de figuras clique aqui.
Índice de autoridades. Um índice de autoridades lista as citações de casos, estatutos, leis e outras coisas do gênero em um documento legal — junto com as páginas em que eles aparecem. Por exemplo, você pode listar citações que aparecem no formato longo (como "Forrester v. Craddock, 51 Wn. 2d 315 (1957)") ou no formato curto (como "Forrester v. Craddock"). Observe que o recurso de índice de autoridades está disponível somente se você tiver ativado um dos seguintes idiomas de edição: Inglês (EUA), Francês canadense ou Holandês.
Não vou me prolongar muito nessa parte devido a pouca usabilidade da mesma.
|
 Figura 1 - Marcar uma entrada
 Figura 2 - Índice remissivo
 Figura 3 - Índice analítico
|